Ciências da Natureza – O que cai no ENEM

Você está com dúvidas sobre o que irá cair na prova do ENEM de Ciências da Natureza? Ou como você deve estudar pra ela? Neste guia você encontra tudo sobre esta área, desde explicações, conceitos até resolução de exercícios das disciplinas de Física, Química e Biologia.

A prova de Ciências da Natureza do Enem é composta por três disciplinas: Física e Química, que pertencem à área de Exatas, e Biologia, compondo um caderno com 45 questões objetivas que precisam ser feitas com a utilização de uma média de 3 minutos para cada questão.

Ou seja, você deve responder primeiro tudo o que sabe, depois de uma leitura (ou enquanto faz a leitura), deixando as mais difíceis para o final. Esse é o método mais correto para conseguir responder o máximo possível de questões.

Leia mais sobre os conteúdo do enem

Mesmo unindo disciplinas de diferentes áreas, as três apresentam alguns pontos em comum, na prova do Enem, como você pode ver a seguir:

  • As questões, depois de 2009, foram mais voltadas para a exigência de conteúdo, exigindo, portanto, mais estudo por parte dos alunos, que precisam interpretar o que estão lendo para responder as questões;
  • Ao mesmo tempo, embora exija o estudo, o Enem tem trazido questões com muitos gráficos, tabelas e textos. O aluno precisa saber interpretar eficientemente a questão para poder responder acertadamente;
  • As disciplinas contemplam um assunto muito discutido ultimamente e o Enem se aproveita disso: Física, Química e Biologia estão interligadas com o meio ambiente, fazendo assim um contexto muito amplo para ser explorado, o que exige mais do aluno.

Assim, cabe a você buscar entender os assuntos que mais caem na prova de Ciências da Natureza. Separamos alguns temas básicos, que estão sempre presentes, para você conduzir melhor seus estudos:

Energia

Energias não renováveis, biocombustível, energia solar, carros elétricos, questões de termologia (transmissão de calor e termodinâmica) são geralmente incluídas num contexto social e tecnológico que você precisa aprender. Não se esqueça dos combustíveis fósseis, que ainda são os mais usados no mundo atual.

Veja abaixo o dicionário das ciência da natureza enem

Mecânica

Estude principalmente a Lei de Gravitação Universal, de Isaac Newton, e a Cinemática, assuntos que vem sendo usados com frequência nas últimas provas.

Eletricidade

Questões que envolvem cálculos e contextualização referentes ao consumo de energia elétrica, além de tudo o que for relacionado ao electromagnetismo geralmente são solicitadas no Enem. Busque conhecer os cálculos de consumo, potência elétrica, eficiência do uso de equipamentos elétricos e indução eletromagnética, que é a base do funcionamento das usinas hidrelétricas.

Genética e biotecnologia

Estude os princípios básicos da genética, da evolução e da biotecnologia, procurando aprofundar-se em DNA e organismos geneticamente modificados. Não se esqueça do tema da atualidade, os transgênicos.

Ecologia e sustentabilidade

Saiba as tecnologias da ciencia da naturezaUm dos pontos preferidos pelo Enem é o impacto das ações humanas no ambiente, como o aumento da temperatura, a acidificação dos oceanos, a poluição da água e do solo, não se esquecendo de conhecer a Lei de Resíduos Sólidos. Questões voltadas para o meio ambiente podem surgir junto às de Química, como a chuva ácida e o aquecimento global, o tratamento de água e a destruição da camada de ozônio.

Físico-Química

Assuntos voltados para a termoquímica, o equilíbrio químico e a eletroquímica sempre são lembrados nas provas do Enem, principalmente envolvendo cálculo de calor liberado na queima de materiais diversos.

Química orgânica

Reações químicas e questões relacionadas às funções orgânicas apareceram nas últimas provas do Enem, devendo ser uma constante nas provas futuras.

Saúde

Procure conhecer melhor doenças epidêmicas e endemias, como o ebola, a malária e a esquistossomose, além da dengue e de suas variantes, já que questões assim fazem parte do cenário atual brasileiro.

Hidrostática

materias do enem dois mil e quinzeDois assuntos importantes nessa área da Física que estuda os fluídos em repouso são o teorema de Stevin e o princípio de Arquimedes, que são básicos para o entendimento do assunto.

Fisiologia

Assuntos que permeiam a atualidade são as academias e as atividades físicas, bem como a alimentação saudável. Não se esqueça de estudar sobre a fisiologia humana e a necessidade de atividades para manter a saúde.

Faça um comentário