Guia PRONATEC

Em breve um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o PRONATEC.

Você verá através deste guia que todas as suas dúvidas que envolvem o PRONATEC irão desaparecer. Iremos também te explicar a relação ENEM e PRONATEC, além de dar dicas, instruções e lista de documentos necessários para fazer sua inscrição, e muito mais.

Com um mercado de trabalho cada dia mais disputado, um profissional capacitado se destaca. E, para isso surgiu o Pronatec, com uma proposta de facilitar o acesso ao ensino técnico e a formação de profissionais capacitados para diversas áreas.

Hoje, o Pronatec conta com uma grade curricular de 646 cursos de qualificação, além de 220 cursos técnicos, disponibilizando bolsas para ensino gratuito e de qualidade.

O programa é formado por cinco iniciativas sendo elas:

  • Expansão da rede de ensino profissional, tecnológico e cientifico;
  • Rede e-Tec Brasil, onde são oferecidos cursos técnicos a distancia;
  • Programa de repasse de renda para construção e ampliação de instalações nas escolas técnicas;
  • Acordo de gratuidade com instituições como Senai, Senac, Sesc;
  • Bolsas de ensino técnico e profissional, em instituições que atuam na educação tecnológica e profissional.

Veja aqui tudo sobre o pronatec

O objetivo do Pronatec é expandir a oferta de cursos profissionais e técnicos, além da construção e reforma de centros de ensinos tecnológicos nas redes estaduais, visando a necessidade de cada região no mercado de trabalho.

Publico

O Pronatec da prioridade em atender estudante do ensino médio da rede publica de ensino, trabalhadores, estudantes que já tenham completado o ensino médio na rede publica ou na rede privada na condição de bolsista integral e também integrantes de programas governamentais de transferência de renda.

Este disponibiliza os cursos de acordo com as necessidades de cada região, dividindo entre as instituições conveniadas os cursos de acordo com o grau de necessidade, tendo algumas turmas exclusivas para um publico alvo e outras destinadas a qualquer publico.

Inscrições

Realize aqui sua inscrição no curso do pronatecCom a existência de varias iniciativas e de muitas instituições diferentes habitadas pelo MEC, não existe um sistema único de inscrições, as vagas são abertas nas próprias instituições: Instituições Federais de educação, Senai, Senac, entre outras.

Cada uma das instituições cadastrada tem seus próprios critérios para inscrição e seleção dos candidatos para o Pronatec. Fica por conta do candidato a procura pela instituição de ensino para mais informações sobre os critérios de avaliação.

Curso Técnico ou Qualificação Profissional?

Os cursos de qualificação profissional tem como objetivo uma formação mais especifica, já o curso técnico visa a compreensão e melhoria de processos, setores e serviços, capacitando o estudantes a aprender e aplicar novas tecnologias e técnicas impostas no mercado.

Escolha a opção que mais se enquadra com o que você deseja fazer e, através da pagina do Pronatec, o candidato consegui visualizar as vagas disponíveis para o seu município ou região.

Como sei se fui selecionado?

saiba se foi selecionado prouniO primeiro passo, para ser selecionado é se inscrever, lembrando que as datas de inscrição são sempre informadas na secretaria de educação do seu estado.

A seleção é de inteira responsabilidade da instituição em que foi feita a inscrição. Se você é candidato e deseja saber se foi selecionado, entre em contato com a instituição em que se inscreveu.

As matriculas também são feitas de acordo com cada instituição, o candidato realiza sua matricula diretamente na instituição, os cursos somente terão inicio se pelo menos 50% das matriculas ofertadas forem validadas.

Bolsa Formação

A Bolsa Formação oferece bolsas de estudos em duas modalidades: Bolsa Formação Trabalhador, que oferece cursos de menor duração (em média 160 horas-aula) e a Bolsa Formação Estudante, com cursos de maior duração (em media 800 horas-aula) sendo que o candidato deve satisfazer um dos requisitos abaixo:

Bolsa Formação Trabalhador

  • Ter terminado o ensino médio em rede publica ou rede privada como bolsista integral;
  • Estar sendo beneficiado pelo seguro-desemprego;

Saiba como conseguir sua bolsa de estudos e formação

Bolsa Formação Estudantil

  • Estar cursando o ensino médio em rede publica ou em rede privada na condição de bolsista integral;

Instituições de ensino do Bolsa Formação

Os cursos do Bolsa Formação são oferecidos pelas seguintes instituições:

  • Formação primordial e contínua: Instituições Publicas e de Serviço Nacional de Aprendizagem;
  • Curso Técnico simultâneo ao ensino médio: Instituições Publicas e do Sistema S (Senai, Senac entre outras);
  • Curso Técnico simultâneo ao ensino médio pelo Sisutec: Instituições Publicas e do Sistema S, instituições privadas conveniadas ao Sisutec.

Diploma

Os diplomas são entregues pelas próprias instituições, não cabendo gastos adicionais ao aluno exceto em casos que o aluno solicite edições gráficas especiais.

Sisutec

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um sistema do Mec que oferece bolsas em instituições de ensino técnico e profissionalizante para estudantes que fizeram o Enem. As vagas são dispostas tanto em instituições publicas como instituições privadas.

Como funciona o Sisutec?

Tire aqui suas dúvidas sobre este cursoO Sisutec abre suas inscrições duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, em cada uma das edições são realizados somente um processo seletivo tendo como base as notas de corte do Enem.

O candidato devera realizar sua inscrição, escolhendo duas opções das disponíveis para cursar, uma para primeira opção e outra para segunda.

O candidato também deve definir se pretender concorrer a bolsa em ampla concorrência ou no sistema de cotas para concorrer a uma bolsa o candidato deve atender a alguns requisitos.

Ao final da etapa de seleção o sistema automaticamente define os candidatos mais bem colocados e dispõe cada um a seu curso, serão feitas duas chamadas onde fica por conta do aluno a apresentação da documentação necessária dentro do prazo.

Faça um comentário