Guia SISU

Em breve mais um Guia do portal Pronto Passei com informações sobre o SISU.

Veja neste guia você terá todas informações sobre o SISU, desde datas e prazos, como fazer a inscrição, uma explicação sobre nota de corte, como proceder em caso de aprovação além de uma explicação sobre a relação com o ENEM e entre muitos outras.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Mec (Ministério da Educação) que disponibiliza vagas em universidades publicas usando como critério de avaliação a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O sistema é totalmente informatizado tendo a sua inscrição gratuita e com apenas uma única etapa de seleção, este é realizado duas vezes ao ano sendo uma no inicio do primeiro semestre do ano e outra no inicio do segundo semestre.

Funcionamento do Sisu

Ao fazer sua inscrição, o candidato devera escolher entre as opções de curso disponíveis, especificando sua primeira e segunda opção de curso, o candidato também devera informar se pretende concorrer à bolsa no sistema de vagas de ampla concorrência ou no sistema de cotas.

Veja detalhadamente todo o funcionamento da Sisu

Lembrando que, no período de inscrição a opção de curso sempre poderá ser trocada, sendo valida a ultima opção selecionada, ao termino desse período o sistema automaticamente seleciona os candidatos com melhor colocação de acordo com as notas no Enem e pesos atribuídos pelo SISU a cada nota.

Se o candidato for selecionado nas duas opções de curso, será valida somente a primeira opção. Terminado o processo de inscrição, é de responsabilidade do aluno apresentar os devidos documentos nos prazos.

Inscrições

inscricao do curso prouniPodem se inscrever no Sisu candidatos que tenham feito o Enem do ano respectivo, e que não tenham zerado a redação do mesmo.

A inscrição é feita exclusivamente pelo pagina oficial gratuitamente, o candidato devera entrar com seu numero de inscrição e senha do Enem respectivo ao ano.

Se o candidato não se lembrar do numero de inscrição e senha utilizados, poderá recuperar os mesmo na pagina do Enem.

  • O que preciso para me inscrever?

Para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada, o candidato devera apenas ter feito o Enem e não ter zerado a redação. O Sisu não exige limite de renda, ou carreira estudantil em escola publica.

Lembrando que o Sisu não oferece vagas para o ensino a distancia, suas vagas são restritas ao ensino presencial.

Nota de Corte

Quando o candidato entra com seu numero de inscrição e senha do Enem, o próprio sistema recupera suas notas do Enem respectivo, algumas instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem, podendo assim variar a nota de acordo com o curso.

Exemplo: se o aluno foi bem em matemática no Enem e escolher um curso na área de exatas terá uma nota de corte maior do que se tivesse escolhido na área de humanas.

Fica a critério das instituições atribuir o peso que darão as notas do Enem bem como bonificação em alguma nota.

Uma vez ao dia, o sistema atualiza estas notas com base no numero de vagas de cada curso, podendo assim, também variar as notas de cada candidato. Gerando, então, uma classificação parcial na seleção de candidatos.

Lembrando que a nota de corte é apenas um referencial não dando garantia alguma de que o candidato foi ou não selecionado.

Resultado do Sisu

  • Como sei se fui selecionado?

Como descobrir se você foi o grande escolhidoO processo de seleção ocorre uma vez no ano, o candidato poderá ser selecionado na sua primeira opção de curso ou na segunda lembrando ainda que aqueles que não forem selecionados entram na lista de espera.

O resultado do Sisu pode ser consultado através das instituições cadastradas ou da central de atendimento do Ministério da Educação.

  • Matricula

Detalhes sobre sua matricula na SisuA partir do momento em que o candidato é selecionado é de sua responsabilidade a apresentação dos documentos exigidos pela sua instituição de ensino dentro dos prazos do Sisu.

  • Posso trocar de curso?

Como funciona a troca do seu cursoCaso o candidato queira mudar de curso, isso deve só poderá ser regulamentado pela universidade em que o mesmo foi selecionado e matriculado, ficando por conta da própria universidade decidir se a troca poderá ser feita ou não.

  • Como funciona a lista de espera?

Mais informações sobre a lista de esperaPodem entrar na lista de espera os candidatos que não foram selecionados ou aqueles que foram selecionados em sua segunda opção de curso, mesmo tendo feito a matricula, a lista de espera é restrita somente a primeira opção de curso do candidato.

O candidato deverá entrar na pagina do Sisu e selecionar a opção para participar da lista de espera certificando-se de que sua solicitação foi realizada. As chamadas das listas de espera são feitas pelas próprias instituições, o candidato deve ficar atento as chamadas.

Vagas

O Sisu oferece vagas em universidades e institutos federais de ensino, com politicas de cotas e politicas de ações afirmativas, oferecendo bolsas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da rede publica de ensino.

Os cursos oferecidos vão desde uma licenciatura até um bacharelado, contando também com cursos tecnológicos.

  • Posso me inscrever no Sisu e Prouni ao mesmo tempo?

Sim! O candidato ao Sisu poderá também se candidatar ao Prouni (Programa Universidade para Todos), ambos utilizam a nota de corte do Enem para suas avaliações.

Se inscreva no programa do Enem para concorrer bolsas

Se o candidato for selecionado em ambos os programas de beneficio estudantil do Governo, devera escolher através de qual deseja ingressar no ensino superior.

Não é permitido ao candidato estar usufruindo de bolsas em ambos os programas, sendo assim terá de optar por um dos dois.

  • Já sou bolsista Prouni, posso me candidatar?

Sim, o candidato que já usufrui de uma bolsa pelo Prouni poderá realizar normalmente o Enem e se inscrever no Sisu. Se o candidato for selecionado, deverá optar por usufruir da bolsa ou continuar com sua bolsa através do Prouni.

Faça um comentário