Matemática ENEM

Você está com duvidas sobre o que irá cair na prova do ENEM de Matemática? Ou como você deve estudar pra ela? Neste guia você encontra tudo sobre a área de Matemática, desde conceitos, explicações até resolução de exercícios dos diferentes tópicos como funções, probabilidade, estatística, entre muitos outros.

Matemática e suas Tecnologias, no Enem, exige que o aluno tenha domínio de conceitos que envolvem percentagem, funções trigonométricas e probabilidades, temas que também são recorrentes nos vestibulares.

A grande vantagem de estudar matemática é que você não precisa estar sempre se atualizando uma vez que se trata de ciências exatas, praticamente imutáveis (a menos que consideremos possibilidades ainda fora do alcance de nossos conhecimentos atuais).

O que vem sendo praticado nas provas, tanto do Enem quanto dos vestibulares, é uma mudança no formato das questões, que estão exigindo maior conhecimento de gráficos e tabelas, além de variações de grandeza, o que está contribuindo para o melhor entendimento das questões matemáticas, fazendo com que as médias estejam em constante evolução positiva.

saiba como estudar matematica do enem

 

Acompanhe conosco os temas que mais têm sido cobrados nas últimas provas do Enem:

Cálculo de percentagem (ou porcentagem)

Os percentuais são sempre muito cobrados nas provas do Enem e nos vestibulares, através de questões que envolvem problemas do cotidiano e de matemática financeira. As questões apenas exigem que você tenha uma boa prática para interpretação, buscando saber como deve calcular a resposta.

Equações de primeiro e segundo graus

As questões de primeiro e segundo grau são básicas para o conhecimento matemático. No entanto, você também precisa encontrar a maneira certa de resolver a equação, buscando interpretar o que está no contexto. Assim, ao designar uma incógnita, você precisa saber exatamente o que será a incógnita e como chegar até ela.

Teorema de Pitágoras

matematica para dois mil e dezesseis enemOs triângulos e suas semelhanças e o teorema de Pitágoras são um bicho de sete cabeças para a maior parte dos alunos, principalmente para quem tem dificuldade em visualizar sua utilização. Essas questões, em sua maioria, não trazem necessidade de interpretação, bastando que você tenha conhecimento e habilidade para aplicar os conceitos aprendidos no segundo grau. Como se trata de um assunto que permeia a geometria plana em todos os anos do ensino médio, entende-se que o aluno saiba desenvolver os mesmos conceitos para a geometria analítica e espacial.

Teoremas do seno e do cosseno

Aqui vale o conhecimento da fórmula e de sua aplicação, sendo este assunto também recorrente nas questões do Enem. Para entender as questões do Enem é preciso que você pratique, com exercícios compilados das provas anteriores e dos livros de matemática do segundo grau.

Cálculo de áreas geométricas

Todas as figuras geométricas possuem uma fórmula para encontrar sua área e essas questões são bastante comuns nas provas do Enem. O uso do conceito de área é algo bastante comum em nosso cotidiano, o que o torna uma matéria também comum nas questões de matemática do Enem. A resolução das questões exige que você tenha conhecimento dos mais diferentes tipos de área, já que isso ajuda a encontrar os elementos que constituem a fórmula.

Cálculo de volume de sólidos geométricos

Enem em 2016, visite o site e saiba maisDa mesma forma que as áreas, as questões de geometria exige que você tenha conhecimento dos sólidos geométricos, ou seja, que tenha uma boa visualização espacial, considerando as 3 dimensões. Essas questões podem ou não exigir interpretação e, desta forma, quanto mais exercícios você fizer, melhor para sua média final.

Logaritmos e exponenciais

Existem questões contextualizadas e questões teóricas sobre logaritmos e exponenciais, o que vai exigir que você faça alguns modelos para entender como solucionar as questões da prova. Lembre-se de estudar as propriedades dos logaritmos, um dos pontos que mais criam dificuldades para os alunos.

Funções trigonométricas

Esta é uma matéria que sempre traz alguma dificuldade para a maior parte dos alunos nas provas do Enem. Procure entender bem as funções e suas relações, fazendo exercícios das provas anteriores e tudo o que puder encontrar na internet.

Probabilidade

Possivelmente esta seja a parte mais difícil da prova de matemática para a maior parte dos alunos. Estude bem tanto probabilidade quanto análise combinatória, mantendo o seu foco em exercícios para poder entender as questões que terá de resolver.

Enem e vestibulares disponíveis hoje

Polinômios

As questões de polinômios, em sua maioria, são apenas questões teóricas, sem precisar interpretar qualquer texto. Em alguns casos você será questionado com a interpretação gráfica, portanto pratique bastante.

Faça um comentário