Passei, e agora? Bolsa estudantil Universitária!

Passar no vestibular é com certeza um dos melhores momentos na vida de um jovem não é mesmo? Todo o esforço e o estudo finalmente deram resultado e agora é hora de curtir o curso superior.

Porém, sabemos que muitas pessoas não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso súperos nas universidades particulares e daí nesse caso o que pode ser feito? Iremos falar aqui sobre como funcionam as bolsas estudantis universitárias, como: FIES e Prouni.

Confira qual a melhor opção para você e consiga realizar o seu sonho de estudar nas melhores universidades do país.

Bolsa estudantil universitária

As bolsas estudantis universitárias são muito importantes para os jovens de baixa renda que desejam concluir o ensino superior e não possuem condições financeiras de arcar com os valores cobrados nas mensalidades.

Existem muitas opções de bolsas estudantis hoje em dia, algumas são focadas nos financiamentos estudantis e outras oferecem bolsas de estudo que podem chegar até 100%.

No caso do financiamento estudantil, o jovem consegue pagar um valor menor durante o curso e só começa a pagar o curso depois de formado. Já as bolsas estudantis o jovem consegue garantir o desconto nas mensalidades, normalmente os descontos variam de 50% a 100%, dependendo da renda do aluno.

A maioria das bolsas estudantis são criadas pelo governo federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação). Porém existem várias opções de bolsas estudantis criadas e administradas por instituições particulares.

FIES – Financiamento Estudantil

O FIES é um financiamento estudantil que já foi o responsável por beneficiar milhares de jovens em todo o Brasil. O funcionamento do FIES é bastante simples, o jovem paga o valor de R$50,00 a cada três meses durante todo o curso, depois que concluir o curso o jovem continua pagando esse valor durante 18 meses e só depois que vai começar a pagar o financiamento.

É possível financiar 50% ou 100% do curso e o período para pagar o financiamento varia de acordo com o período do curso. Para poder participar do FIES é necessário fazer o ENEM e obter uma nota mínima de 450 pontos e não zerar na redação.

Para conferir mais informações sobre o FIES e quais são as universidades participantes é só acessar o portal oficial.

Prouni – Programa universidade para todos

O prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa de bolsa estudantil extremamente importante hoje em dia.

Milhares de jovens já conseguiram se formar graças ao Prouni e suas vantagens. Com o ProUni o jovem garante uma bolsa de estudo de 50% ou 100% variando de acordo com a renda família bruta mensal do jovem.

Para participar do ProUni o jovem deve ter feito a prova do ENEM e obtido a nota mínima de 450 pontos nas provas, além é claro de não ter zerado a redação do ENEM.

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no começo do ano letivo e no meio do ano letivo. Para conferir as universidades participantes e poder fazer a inscrição é só acessar o portal oficial. Lembrando que o ProUni não é um financiamento e o jovem ganha a bolsa de estudo sem precisar se preocupar com o pagamento após o termino do curso.

Programas estudantis

Existem ainda muitas outras opções de programas estudantis que oferecem bolsas de estudo para os jovens, como por exemplo, Sisu, Sisutec, Pronatec e muito mais.

Cada um atende um tipo diferente de necessidade, por isso é importante conhecer todos eles para saber realmente qual será a melhor opção para você de acordo com seu curso.

Faça um comentário