Português – O que cai no ENEM

Você está com duvidas sobre o que irá cair na prova do ENEM de Português? Ou como você deve estudar pra ela? Neste guia você encontra tudo sobre esta área, desde conceitos, explicações até resolução de exercícios de Literatura, Interpretação e Gramática.

O Enem utiliza Linguagens: Códigos e suas Tecnologias para aferir o conhecimento dos alunos em língua portuguesa, aplicando questões sobre semântica, figuras de linguagem e movimentos literários.

Acompanhe conosco os assuntos que são mais solicitados nessa prova:

Veja aqui todas as respostas para o enem 2016

Semântica

Semântica é a busca do significado das palavras no contexto, sendo um assunto que cai bastante, uma vez que ajuda o aluno a compreender o texto. As questões podem ser sobre o significado de determinadas palavras, apresentando até mesmo algumas pegadinhas com relação às palavras.

Pronomes e conjunções

Pronomes e conjunções são os elementos que fazem a construção de um texto, e isso é uma matéria que cai todos os anos no Enem, principalmente o pronome relativo. O tema também está associado à redação, uma vez que ajuda a tornar mais clara a produção de textos.

Figuras de linguagem

Guia completo para matéria de português do ENEMFiguras de linguagem são elementos que podem ser utilizados como ferramentas para entender o texto e o recurso pode ser cobrado na análise de um estilo de determinada obra literária, de uma escola ou de uma época. O aluno deve mostrar que sabe identificar o autor, o estilo e o momento histórico, político e cultural.

Relações entre textos

No Enem é bastante comum questões onde existem poesias ou notícias, buscando saber se o aluno conhece o gênero textual. A poesia tem uma proposta, a notícia tem outra completamente diferente. Ter o domínio do gênero textual ajuda o aluno na hora da leitura da coletânea de textos que aparece nas provas de redação.

Interpretação de textos

Metade da população brasileira é analfabeta funcional e isso faz com que a interpretação de textos seja uma constante no enem. Interpretação de textos é uma exigência lógica: é preciso ler as questões com muita atenção, já que nem tudo está explícito no texto, necessitando que ele seja decodificado para que o aluno tenha as informações corretas sobre o assunto tratado.

Modernismo

Acesse nosso site para obter mais informações sobreO Modernismo é uma fase que envolve todo o movimento, reunindo poetas, escritores, pintores, sendo uma matéria que, ano após ano, tem se repetido nas provas de Português do Enem. Além disso, conhecer o Modernismo é conhecer a história cultural brasileira, desde a sua época até hoje.

Interpretação de gráficos e outras formas de comunicação

Interpretação de charges, propagandas, comerciais, poemas, músicas, gráficos e infográficos e crônicas é um ponto para conseguir sucesso nas respostas às questões do Enem. Como prova multidisciplinar, o Enem exige que o aluno esteja a todo momento fazendo interpretações.

Variantes da linguagem

Variações Linguísticas é um assunto pouco estudado no ensino médio e relativamente recente no esquema pré-universitário. O Enem, no entanto, está cobrando bastante esse assunto, principalmente com relação a textos literários ou partes de conversas entre pessoas.

Funções da linguagem

Não é somente o tema de Figuras de Linguagem que é cobrado no Enem. As funções da linguagem são um tema frequente nas provas e o aluno precisa conhecê-las e interpretá-las, dentro das características de emotiva, referencial, apelativa, fática, poética e metalinguística.

guia de literatura do enem

Conheça a Língua Portuguesa

O Enem, em suas provas, apenas exige que o aluno tenha bons conhecimentos do idioma português, sabendo exatamente o que está falando, escrevendo ou pensando, tendo em mente que a comunicação é o meio com o qual temos contato com as pessoas. Inclua o tópico nos seus estudos e boa sorte!

Faça um comentário