Provas Anteriores do ENEM: Análise e Download

O ENEM e suas provas vêm amadurecendo com o tempo, da mesma forma que as crianças se tornam adolescentes, viram adultos e sabem o que devem fazer em sua própria vida, tomando caminhos levados pela própria experiência.

provas anterioresCriado como um protótipo para avaliar o conhecimento dos alunos vindos do ensino médio, a iniciativa não só deu bons resultados como tem condições de encaminhar os rumos da educação no Brasil, independente da vontade política ou de outros critérios, recebendo críticas e aceitando sugestões, tendo a atenção de tendências partidárias e sobressaindo-se com mais liberdade a cada ano.

Com 17 anos de existência, o Enem é o retrato do estudante com a mesma idade, com vontade, com responsabilidade, com personalidade. Está amadurecendo e mostrando que nosso país tem necessidade de novos caminhos para a educação.

Hoje o Enem é a porta de entrada principal para o ensino de nível superior em nosso país. Quando entrou na adolescência, em 2009, o Enem tomou uma direção diferenciada, como todo adolescente, buscando sua própria liberdade.

Até 2009, as provas eram estruturadas partindo de uma matriz de 21 habilidades, sendo cada uma dessas habilidades avaliada em apenas 3 questões. Tínhamos, então, uma parte objetiva das provas composta por 63 questões interdisciplinares, feitas todas num único caderno, onde os alunos mostravam o que estavam aprendendo no ensino médio.

Desde essa “busca pela liberdade”, a partir de 2009, o Enem começou a ser alvo das instituições de ensino superior, usando seus resultados para selecionar os candidatos, substituindo os tradicionais vestibulares.

Detalhes sobre os programas
Com a criação do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, a prova também passou a ser um pré-requisito para quem quisesse participar dos programas de financiamento público estudantil, como o Fies (o Fundo de Financiamento Estudantil), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e as bolsas de estudos oferecidas pelo Ciência sem Fronteiras, para que os interessados em estudar no exterior tivessem condições para isso.

2009: a adolescência do Enem

provas dos anos anteriores do enemO ano de 2009 também marcou como a fase de mudança estrutural do Enem, que deixou de usar 21 matrizes para se concentrar em quatro apenas, colocando-as como áreas de conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias, composta por Biologia, Física, Química e Ecologia, com questões que buscam avaliar a capacidade multidisciplinar do aluno, voltadas para assuntos que envolvem conhecimentos gerais e atualidades;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias, com as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, procurando saber do aluno sua visão de mundo e seu comportamento ético;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com assuntos de Língua Portuguesa, Literatura, Gramática e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, opcionais no momento da inscrição), utilizando o contexto histórico para as respostas;
  • Matemática e suas Tecnologias, com questões que envolvem desde a álgebra até a geometria, com temas abrangentes para testar a interdisciplinaridade do aluno.

Além das áreas de conhecimento o aluno também precisa fazer a prova de Redação, em forma de texto dissertativo-argumentativo, onde deve expor uma reflexão e análise crítica sobre o tema, usando de uma linha de raciocínio e com bom desenvolvimento de ideias.

Cada área de conhecimento é feita através de cadernos com duas áreas de conhecimento, com 45 questões cada área, compondo 90 questões em cada caderno, divididos em cores diferentes (azul, amarelo, branco, rosa e cinza).

Isso é feito para que o aluno tenha mais facilidade em responder as questões no cartão resposta, marcando nesses cartões a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões, escrevendo também nos cartões a frase da capa do caderno (essa frase não entra na prova, servindo apenas como autenticação da cor).

Divisão em áreas de conhecimento: melhor para o aluno

A divisão em áreas de conhecimento simplifica para que o aluno possa treinar com as provas anteriores, acostumando-se com o estilo da prova, com a forma das questões e com os assuntos que costumam ser cobrados em cada matéria.

Resolver provas anteriores serve também para que o aluno possa aprimorar os seus estudos, sabendo onde deve se aprofundar mais para conseguir melhor nota.

O Enem vem se solidificando a cada ano, melhorando e aperfeiçoando suas questões e buscando levar essa experiência aos anos de estudo que o aluno passa no ensino médio. Buscar as provas anteriores e treinar é a melhor forma de estudar para os próximos exames do ENEM.

Veja, a seguir, como você pode baixar as provas anteriores:

  • ENEM 2011: Prova com gabarito – Baixar (sábado) – Baixar (domingo)
  • ENEM 2012: Prova com gabarito – Baixar (sábado) – Baixar (domingo)
  • ENEM 2013: Prova com gabarito – Baixar (sábado) – Baixar (domingo)
  • ENEM 2014: Prova com gabarito – Baixar (sábado) – Baixar (domingo)
  • ENEM 2015: Prova com gabarito – Baixar (sábado) – Baixar (domingo)

Faça um comentário