Advérbios – Seu guia completo

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O Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo ou um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modificam um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal. Abaixo, preparamos uma série de exercícios relacionados à advérbios que irão lhe ajudar a dominar mais esse obstáculo da gramática. Você tanto exercícios de caráter dissertativo, quanto de múltipla escolha.

Lembre-se de ler o exercício todo e fazer exatamente o que se pede. Dito isso, resolva-os abaixo e tenha um ótimo estudo.

[EXERCÍCIO 01] Assinale a frase em que meio funciona como advérbio:

  • a) Só quero meio quilo.
  • b) Achei-o meio triste.
  • c) Descobri o meio de acertar.
  • d) Parou no meio da rua.
  • e) Comprou um metro e meio.
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B

[EXERCÍCIO 02] Só não há advérbio em:

  • a) Não o quero.
  • b) Ali está o material.
  • c) Tudo está correto.
  • d) Talvez ele fale.
  • e) Já cheguei.
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C

[EXERCÍCIO 03] Qual das frases abaixo possui advérbio de modo?

  • a) Realmente ela errou.
  • b) Antigamente era mais pacato o mundo.
  • c) Lá está teu primo.
  • d) Ela fala bem.
  • e) Estava bem cansado.
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D

[EXERCÍCIO 04] Classifique a locução adverbial que aparece em “Machucou-se com a lâmina”.

  • a) modo
  • b) instrumento
  • c) causa
  • d) concessão
  • e) fim
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B

[EXERCÍCIO 05] Indique a alternativa gramaticalmente incorreta:

  • a) A casa onde moro é excelente.
  • b) Disseram-me por que chegaram tarde.
  • c) Aonde está o livro?
  • d) É bom o colégio donde saímos.
  • e) O sítio aonde vais é pequeno.
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C

[EXERCÍCIO 06] Ele ficou em casa. A palavra em é:

  • a) conjunção
  • b) pronome indefinido
  • c) artigo definido
  • d) advérbio de lugar
  • e) preposição
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E

[EXERCÍCIO 07] Marque o exemplo em que ambas as palavras em negrito estão na mesma classe gramatical:

  • a) O seu talvez deixou preocupado o professor.
  • b) Respondeu-nos simplesmente com um não.
  • c) Boas notícias duram pouco.
  • d) Nossa irmã é mais nova que a sua.
  • e) n.d.a
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D

[EXERCÍCIO 08] Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução:

“Estava à toa na vida…”

  • a) adjetiva
  • b) adverbial
  • c) prepositiva
  • d) conjuntiva
  • e) substantiva
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B

[EXERCÍCIO 09] Em todas as opções há dois advérbios, exceto em:

  • a) Ele permaneceu muito calado.
  • b) Amanhã, não iremos ao cinema.
  • c) O menino, ontem, cantou desafinadamente.
  • d) Traquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
  • e) Ela falou calma e sabiamente.
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A

[EXERCÍCIO 10] Vem, a seguir, um trecho do belo poema de Ma­nuel Bandeira “Vou-me embora pra Pasárgada”.

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz (…)

(Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira.)

Dêitico – palavra que antecipa outra no contexto.
Anafórico – palavra que retoma outra no contexto.

Apenas um dos comentários a seguir não é correto:

  • ( ) Lá e aqui são dois advérbios que situam, no interior do trecho citado, espaços opostos.
  • ( ) O significado do advérbio lá vem definido no interior do próprio texto.
  • ( ) O advérbio lá, nesse texto, está funcionando como um anafórico, referindo-se a uma palavra já citada anteriormente.
  • ( ) O advérbio aqui também está se referindo a um termo já definido no interior do texto. Trata-se também de um anafórico.
  • ( ) O advérbio aqui está funcionando como dêitico, indicando o espaço em que se encontra o produtor do texto no momento da fala.

[EXERCÍCIO 11]  Leia o texto que segue:

“ Não há muito tempo atrás
Eu sonhava um dia ter
Esse ordenado enorme
Que mal me dá pra viver.”
( Millôr Fernandes )

“Um dia” e “mal” exprimem, respectivamente, circunstâncias de:

  • ( ) tempo / intensidade.
  • ( ) tempo / modo.
  • ( ) lugar / intensidade.
  • ( ) tempo / causa.
  • ( ) lugar / modo.

[EXERCÍCIO 12] O efeito de humor dessa tirinha está baseado no duplo sen­tido que cada personagem conferiu ao advérbio religiosamente:

charge-exercicios-adverbio

a) Em que sentido a primeira personagem usou o advérbio religiosamente?

b) Em que sentido a segunda personagem interpretou o mesmo advérbio?

[EXERCÍCIO 13] Exercício com tirinha do Garfield:

charge-garfield-exercicio-adverbio

1- Na tira acima, a aranha apresenta-se a partir de um superlativo. Transcreva-o.

2- Explique o sentido dessa expressão, identificando que tipo de superlativo é esse.

3- O que, na tira, indica ser essa uma caracterização inadequada?

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1- “[…] a criatura mais veloz do mundo”.

2- Como é próprio do superlativo, na expressão identificada, a característica destacada pela aranha (ser veloz) é intensificada. No caso, a aranha destaca o fato de, dentre todos os seres dotados de velocidade, ela ser aquele que tem essa qualidade em grau máximo. Essa expressão, portanto, é um superlativo relativo de superioridade.

3- Os outros dois quadrinhos. A aranha é obrigada a rever o superlativo a partir do qual se caracterizou, pois, ao ser atingida por Garfield com um jornal, tem de admitir que o gato é mais veloz que ela. Sendo assim, resta-lhe admitir que é a “segunda mais veloz”.

Relações sintáticas do advérbio

Com a mudança na forma como o Português tem sido abordado nas provas como o Enem, surge a necessidade diária de reformular a maneira como se ensina a língua. Um dos aspectos mais em evidência é o estudo contextualizado das classes gramaticais como o advérbio.

Aqui neste blog já fizemos isso por meio de exercícios de gramática e, principalmente, exercícios de interpretação de textos. Estudamos que as palavras que podem desempenhar diferentes papéis sintáticos. Vimos, por exemplo, que o substantivo pode ser núcleo de qualquer termo (do sujeito, do objeto etc.)

Os advérbios (e as locuções adverbiais), diferentemente, desempenham sempre uma única função sintática: a de adjunto adverbial.

Exemplo:

Amanhã talvez ela repense, com calma, nossa proposta.

  • manhã –> advérbio (de tempo) –> adjunto adverbial (de tempo);
  • Talvez –> advérbio (de dúvida) –> adjunto adverbial (de dúvida);
  • Com calma –> locução adverbial (de modo) –> adjunto adverbial (de modo).

Não se esqueça, no entanto, de que a classe gramatical de uma palavra é condicionada pelas relações sintáticas que ela estabelece com as outras palavras do enunciado.

Compare:

1. As encomendas chegarão amanhã.

Classe Gramatical: advérbio (de tempo).
Função Sintática: adjunto adverbial (de tempo).

2. O amanhã angustia as pessoas inseguras.

Classe Gramatical: substantivo (palavra substantivada).
Função Sintática: núcleo do sujeito.

3. O otimismo dos jovens constrói um amanhã mais justo.

Classe Gramatical: substantivo (palavra substantivada).
Função sintática: núcleo do objeto.

Aprender Português não é difícil e usarei aqui um discurso que tenho ouvido bastante nos vários contextos que tenho vivido como professor e blogueiro: É preciso pensar fora da caixa.

Se você continuar achando que o Português é uma “língua morta” falada apenas pelos professores ou necessária apenas em situações muito específicas, continuará tendo dificuldades em entender enunciados simples e precisando de ajuda para compreender informações básicas que nos são passadas todos os dias.

Complementos para seu estudo

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