Conjunções – Tudo o que você precisa saber

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A princípio, é preciso entender que existem as conjunções coordenativas e as conjunções subordinativas. As primeiras ligam orações que “são independentes” umas das outras. As subordinativas, “orações que funcionam como complementos umas das outras”. Veja os exemplos:

  • Deseja o melhor E espera o pior.
  • Só dura a amizade ENQUANTO a trolagem não chega.

No primeiro exemplo, encontramos a palavra E, que está ligando duas orações de sentido completo e independente: Deseja o melhor. Espera o pior. Este é um exemplo de conjunção coordenativa.
No segundo, aparece a palavra ENQUANTO unindo duas orações que não podem ser separadas sem que fique alterado o sentido que expressam, pois a segunda depende da afirmação contida da primeira. este é um exemplo de conjunção subordinativa.

Conjunções coordenativas

São as que iniciam orações coordenadas. Podem ser:
Aditivas: estabelecem uma adição, somam coisas ou orações de mesmo valor. Principais conjunções: e, nem, mas também, como também, senão também, como, bem como, quanto. Exemplos:

  • Fechou a porta e foi tomar café;
  • Não trabalha nem estuda;
  • Tanto lê como escreve;
  • Não só pintava, mas também fazia versos;
  • Não somente lavou, como também escovou os cães;

Adversativas: estabelecem idéias opostas, contrastantes. Principais conjunções: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, que. Exemplos:

  • Correu muito, mas não se cansou;
  • As árvores cresceram, porém não estão bonitas;
  • Falou alto, todavia ninguém escutou;
  • Chegamos com os alimentos, no entanto não estavam com fome;
  • Não o culpo, senão a você;
  • Peça isso a outra pessoa, que não a mim;

Observações:
a) Em todas as frases há idéia de oposição. Se a pessoa corre muito, deve ficar cansada. A palavra mas introduz uma oração que contraria isso. O mesmo ocorre com as outras conjunções e suas respectivas orações.
b) Às vezes, a palavra e, normalmente aditiva, assume valor adversativo.
Ex.: Fiz muito esforço e nada consegui, (mas nada consegui)

Conclusivas: estabelecem conclusões a partir do que foi dito inicialmente. Principais conjunções: logo, portanto, por conseguinte, pois (colocada depois do verbo), por isso, então, assim, em vista disso. Exemplos:

  • Chegou muito cedo, logo não perdeu o início do espetáculo;
  • Todos foram avisados, portanto não procedem as reclamações;
  • É bastante cuidadoso; consegue, pois, bons resultados;
  • Estava desanimado, por conseguinte deixou a empresa;
  • É trabalhador, então só pode ser honesto;

Alternativas: ligam idéias que se alternam ou mesmo se excluem. Principais conjunções: ou, ou…ou, ora…ora, já…já, quer…quer. Exemplos:

  • Faça sua parte, ou procure outro emprego;
  • Ora narrava, ora comentava;
  • “Já atravessa as florestas, já chega aos campos do Ipu.” (José de Alencar);

– Explicativas: explicam ou justificam o que se diz na primeira oração. Principais conjunções: porque, pois, que, porquanto. Exemplos:

  • Chorou muito, porque os olhos estão inchados;
  • Choveu durante a madrugada, pois o chão está alagado;
  • Volte logo, que vai chover;
  • Era uma criança estudiosa, porquanto sempre tirava boas notas;

Observações:
a) Essas conjunções também podem iniciar orações subordinadas causais, como veremos adiante.
b) Depois de imperativo, elas só podem ser coordenativas explicativas, como no terceiro exemplo.

Conjunções subordinativas

São as que iniciam as orações subordinadas. Podem ser:

Causais: iniciam orações que indicam a causa do que está expresso na oração principal. Principais conjunções: porque, pois, que, porquanto, já que, uma vez que, como, visto que, visto como. Exemplos:

  • O gato miou porque pisei seu rabo;
  • Estava feliz pois encontrou a bola;
  • Triste que estava, não quis passear;
  • Já que me pediram, vou continuar;
  • Visto que vai chover, sairemos agora mesmo;
  • Como fazia frio, pegou o agasalho;

Condicionais: introduzem orações que estabelecem uma condição para que ocorra o que está expresso na oração principal. Principais conjunções: se, caso, desde que, a menos que, salvo se, sem que, contanto que, dado que, uma vez que.Exemplos:

  • Explicarei a situação, se isso for importante para todos;
  • Caso me solicitem, escreverei uma nova carta;
  • Você será aprovado, desde que se esforce mais;
  • Sem que digas a verdade, não poderemos prosseguir;
  • Contanto que todos participem da reunião, os projetos serão apresentados;
  • Uma vez que ele tente, poderá alcançar o objetivo.

Concessivas: começam orações com valor de concessão, isto é, idéia contrária à da oração principal. Cuidado especial com essas conjunções! Elas são bastante cobradas em questões de provas. Principais conjunções: embora, ainda que, mesmo que, conquanto, posto que, se bem que, por mais que, por menos que, suposto que, apesar de que, sem que, que, nem que. Exemplos:

  • Embora gritasse, não foi atendido;
  • Perderia a condução mesmo que acordasse cedo;
  • Conquanto estivesse com dores, esperou pacientemente;
  • Posto que me tenham convidado com insistência, não quis participar;
  • Por mais que tentem explicar, o caso continua confuso;
  • Sem que tenha grandes virtudes, é adorado por todos;
  • Doente que estivesse, participaria da maratona;
  • Fale, nem que seja por um minuto apenas;

– Comparativas: introduzem orações com valor de comparação. Principais conjunções: como, (do) que, qual, quanto, feito, que nem. Exemplos:

  • Ele sempre foi ágil como o pai;
  • Maria estuda mais que a irmã. (ou do que);
  • Nada o entristecia tanto quanto o sofrimento de seu povo;
  • Estava parado feito uma estátua;
  • Rastejávamos que nem serpentes;
  • Ele agiu tal qual eu lhe pedira;

Observações:

a) Geralmente o verbo da oração comparativa é o mesmo da principal e fica subentendido. É o que ocorre nos cinco primeiros exemplos.
b) As conjunções feito e que nem são de emprego coloquial.

Conformativas: principiam orações com valor de acordo em relação à principal. Principais conjunções: conforme, segundo, consoante, como. Exemplos:

  • Fiz tudo conforme me solicitaram;
  • Segundo nos contaram, o jogo foi anulado;
  • Pedro tomou uma decisão consoante determinava a sua consciência;
  • Carlos é inteligente como os pais sempre afirmaram;

Consecutivas: iniciam orações com valor de conseqüência. Principais conjunções: que (depois de tão, tal, tanto, tamanho, claros ou ocultos), de sorte que, de maneira que, de modo que, de forma que.

  • Falou tão alto que acordou o vizinho;
  • Gritava que era uma barbaridade. (Gritava tanto…);
  • Eu lhe expliquei tudo, de modo que não há motivos para discussão;

Proporcionais: começam orações que estabelecem uma proporção. Principais conjunções: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto (em correlações do tipo quanto mais…mais, quanto menos…menos, quanto mais…menos, quanto menos…mais, quanto maior…maior, quanto menor…menor). Exemplos:

  • Seremos todos felizes à proporção que amarmos;
  • À medida que o tempo passava, crescia a nossa expectativa;
  • O ar se tornava rarefeito ao passo que subíamos a montanha;
  • Quanto mais nos preocuparmos, mais ficaremos nervosos;
  • Quanto menos estudamos, menos progredimos;
  • Quanto maior for o preparo, maior será a oportunidade;

Finais: introduzem orações com valor de finalidade. Principais conjunções: para que, a fim de que, que, porque.

  • Fechou a porta para que os animais não entrassem;
  • Trarei minhas anotações a fim de que você me ajude;
  • Faço votos que sejas feliz. (= para que);
  • Esforcei-me porque tudo desse certo. (= para que);

Temporais: introduzem orações com valor de tempo. Principais conjunções: quando, assim que, logo que, antes que, depois que, mal, apenas, que, desde que, enquanto. Exemplos:

  • Cheguei quando eles estavam saindo;
  • Assim que anoiteceu, fomos para casa;
  • Sentiu-se aliviado depois que tomou o remédio;
  • Mal a casa foi reformada, a família se mudou;
  • Hoje, que não tenho tempo, chegaram as propostas;
  • Estávamos lá desde que ele começou a lecionar;
  • Enquanto o filho estudava, a mãe fazia comida;

Integrantes: são as únicas desprovidas de valor semântico; iniciam orações que completam o sentido da outra; tais orações são chamadas de subordinadas substantivas. São apenas duas: que e se.

  • É bom que o problema seja logo resolvido;
  • Veja se ele já chegou;

Observação: As palavras que e se, nos exemplos acima, iniciam orações que funcionam, respectivamente, como sujeito e objeto direto da oração principal.

[EXERCÍCIO 01] Sublinhe as conjunções.

  • a) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
  • b) Estava estudando, quando você me telefonou.
  • c) Você reage ou será dominado pela doença.
  • d) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
  • e) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
  • f) Falou bonito, todavia não me convenceu.
  • g) Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.
  • h) As plantações estavam bonitas, mas o temporal destruiu tudo.
  • i) Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma Constituinte para modificá-las.
  • j) Errou, mas não quer reconhecer o erro.
  • k) Ele falava e eu ficava ouvindo.

[EXERCÍCIO 02] Diga se a conjunção e está ligando palavras ou orações:

  • a) Trabalha de dia e estuda à noite.
  • b) O médico e o psicólogo estudam o caso.
  • c) Desceu do carro e entrou no banco.
  • d) Minhas tias e meu avô vieram para a festa.

[EXERCÍCIO 03] Sublinhe a conjunção coordenativa e classifique-a:

  • a) Tinha feito vários cursos, logo devia estar preparado para o cargo.
  • b) Vocês falam muito, contudo agem pouco.
  • c) O ator não aceitava críticas ao seu trabalho e criou vários atritos com a imprensa.
  • d) Reativemos o transporte ferroviário, pois é mais económico.
  • e) Os povos da América Latina enfrentam problemas, por isso devem unir-se.
  • f) Não escreverei nada nem darei entrevista.
  • g) Quer colabore, quer dificulte nosso trabalho, o projeto será aprovado.
  • h) Continue escrevendo que você pode ir longe.
  • i) Ou muda muita coisa aqui, ou a situação vai ficar insuportável.
  • j) Havia várias propostas de emprego, todavia o salário não era convidativo.

[EXERCÍCIO 04] Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

A. relação de adição;
B. relação de oposição;
C. relação de alternância;
D. relação de conclusão;
E. relação de explicação

  • a) Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (  )
  • b) Compre um carro, ou ande a pé. (  )
  • c) Ele dever ser importante, pois todos falam dele. (  )
  • d) O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (  )
  • e) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (  )

[EXERCÍCIO 05] Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:

  • a)Era uma casa de tijolos.
  • b) Vi o carro de Mário.
  • c) Trajava roupas finas.
  • d) Viu e comprou aquele sapato.
  • e) Falou contra nós.

[EXERCÍCIO 06] “Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.” Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:

  • a) adição
  • b) oposição
  • c) alternância
  • d) explicação
  • e) conclusão

[EXERCÍCIO 07] Classifique as conjunções destacadas abaixo, usando este código:

A. Aditiva;
B. Adversativa;
C. Conclusiva;
D. Alternativa

  • a) Vamos sair e tomar um lanche. (  )
  • b) Tentei chegar mais cedo mas não consegui. (  )
  • c) Ele conhece bem este assunto, no entanto ficou nervoso e errou muitas respostas. (  )
  • d) Você fez um excelente trabalho; portanto, merece nota máxima. (  )
  • e) Ele não foi á reunião nem mandou um representante. (  )
  • f) Somos amigos, logo devemos nos ajudar uns aos outros. (  )
  • g) No recreio, as crianças costumam brincar no jardim ou correr pelo pátio. (  )
  • h) Ele não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório final. (  )
  • i) Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. (  )
  • j) Ou saio eu, ou sai ele desta sala. (  )

[EXERCÍCIO 08] Ligue as frases no exercício abaixo usando as conjunções dadas. Observe o sentido pedido em cada uma delas. Conjunções: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, logo, então, portanto, pois, logo, embora, caso, pra que, à medida que, que.

  • a) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato. (adversativa)
  • b) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa. (conclusiva)
  • c) Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicativa)
  • d) Ele saiu. Eu cheguei. (aditiva)
  • e) O dia está agradável. Devemos aproveitar o dia. (conclusiva)

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