O Guia (Infalível) Para Passar no ENEM

É com imenso prazer que trazemos o guia completo, feito para você que realmente precisa passar no ENEM. Acompanhe-nos até o final desse post do ProntoPassei.com.br e descubra tudo o que você precisa para passar definitivamente no Exame Nacional do Ensino Médio.

Introdução

Nesse guia, vamos abordar, além dos temas principais que são frequentemente citados, como datas, instruções, locais de prova, um conteúdo diferenciado através de dados de provas anteriores, currículo e um plano de estudos para você detonar!

Como conteúdo extra, abordaremos ainda 4 formas (cientificamente comprovadas) para elevar o seu desempenho durante os estudos e, principalmente, durante a prova, a fim de utilizar hormônios e neuro-hormônios a seu favor.

Através do menu ao lado você poderá ver cada tópico abordado nessa página e tirar proveito máximo desse conteúdo preparado especialmente para você, que deseja performance máxima na prova!

Inscrições ENEM 2016

Embora as datas para inscrição na prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 ainda não estejam disponíveis, elas estarão no nosso guia assim que forem disponibilizadas. Por enquanto, vale ressaltar que alguns cuidados na hora da inscrição são:

  1. Realizar com a máxima antecedência: em 2015, tivemos casos onde CPFs originais e válidos eram tidos como “inválidos” pelo site oficial. Uma contatação prévia com a equipe do ENEM foi necessária em alguns casos. Além disso, nas vésperas do encerramento das inscrições o site religiosamente apresenta instabilidades, impossibilitando o cadastro de quem deixou pra última hora;
  2. Definir corretamente o local da prova: na hora da inscrição, escolha corretamente a cidade onde a prova será realizada. Muitas vezes é difícil alterar esse dado posteriormente, sendo ainda impossível de ser feito depois do encerramento das inscrições;
  3. Escolher caso a nota do ENEM seja utilizada para Certificação de Conclusão do Ensino Médio: se você tem interesse em utilizar o ENEM para concluir o Ensino Médio, essa opção deve ser definida na hora da realização da inscrição e não poderá ser alterada posteriormente. Vale salientar a necessidade de selecionar uma Unidade Certificadora de sua preferência, que esteja próxima a você;
  4. Isenção da Taxa: caso você não possua condições financeiras para realizar a prova, você poderá se declarar isento e “fazer o ENEM de graça”.

Datas da Prova

Data do ENEM 2016

As datas para o ENEM de 2016 ainda não estão disponíveis e, assim como as inscrições, elas estarão disponíveis assim que os dados oficiais saírem. No entanto, podemos esperar provas no ano de 2016 próximas ao fim de outubro e começo de novembro, levando em conta os anos anteriores:

  • 2013: 26 e 27 de outubro;
  • 2014: 08 e 09 de novembro;
  • 2015: 24 e 25 de outubro.

Instruções Gerais

Algumas instruções a seguir podem soar repetitivas, mas são de suma importância para o sucesso na prova. Devemos levar em conta que, para o ENEM, você deve:

  • Portar apenas caneta preta e de tubo transparente (poderá levar mais de uma sem nenhum problema);
  • Desligar e lacrar (com saco cedido pela equipe de aplicadores) completamente aparelhos celulares e eletrônicos ao adentar a sala de realização da prova. É importante ressaltar que, ao ir ao banheiro, todos os participantes passam por testes de detecção de metais;
  • Portar documento válido em território nacional (leia-se RG e CPF);
  • Portar cartão de confirmação;
  • Não é permitida a entrada de nenhuma pessoa para a realização da prova após o fechamento dos portões;
  • Não portar armas.

Plano de Estudos para o ENEM

Deixando de lado a parte burocrática do exame, abordaremos agora informações relevantes sobre a prova em si, sua ideologia, aspectos mais cobrados e, por fim, um plano de estudos para todas as disciplinas, o qual facilitará e norteará seus estudos, de forma personalizada.

planodeestudosenem

Para desenvolver um plano de estudos efetivo, precisamos ter alguns pontos em mente:

  • Horários e dias da semana alocados para estudos;
  • Matérias com mais ou menos facilidade de aprendizado;
  • Matérias com maior ou menor peso;
  • Pontos fracos;
  • Como usar divisões e pesos a seu favor.

Com todos essas informações listadas, é possível desenvolver um plano 100% personalizado e efetivo, que será a chave para um desempenho ótimo no ENEM. Tendo isso em vista, vamos clarear os pontos acima citados.

Para isso, vamos formular algumas perguntas que devem, seriamente, ser respondidas por você. Assim, poderemos, juntos, desenvolver um plano extremamente efetivo.

Disponibilidade de horários

Para traçar o plano de estudos, é preciso descobrir:

  1. Quais dias da semana você está disposto a se dedicar?
  2. Quanto tempo (horas) nesses dias?

É importante lembrar que para resultados realmente efetivos, pelo menos 12 horas semanais devem ser dedicadas ao estudo para o ENEM.

Matérias com maior facilidade

Trabalhar (ou deixar de lado) matérias com maior facilidade pode ser uma excelente forma de conquistar seu objetivo na Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que diversas estratégias podem ser traçadas a partir de suas peculiaridades. Responda sinceramente as perguntas abaixo:

  1. Quais matérias você possui maior facilidade?
  2. Quais matérias são mais difíceis para você?
  3. Quais pontos específicos de cada matéria você possui dificuldade ou não domina inteiramente?
  4. Quais disciplinas possuem maior peso para o curso que você pretende cursar?

Pontos fracos

Tendo ciência de seus pontos fracos, independentemente de quais sejam, será mais fácil resolver seus principais problemas e traçar um plano específico de estudos para o ENEM. Respondendo as perguntas abaixo poderemos ter uma visão geral do processo.

  1. Quais os pontos específicos (de qualquer disciplina) que você possui maior medo de que caiam no ENEM?
  2. Que pontos você realmente desconhece que podem cair na prova?
  3. Você precisa conhecer esses pontos?

Utilizando o Sistema de Pesos a Seu Favor

Dependendo do curso que você deseja ingressar, é possível utilizar o sistema de pesos para obter uma vantagem competitiva. Através das seguintes questões poderemos ver como é possível utilizar esse sistema se dar bem no ENEM.

  1. Verificar matérias com maior peso para a sua prova;
  2. Considerar matérias com maior facilidade dentro da frente (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Línguas) com maior valor;
  3. Dar enfoque às matérias com maior facilidade em seu plano de estudos desde que estejam em alto patamar;
  4. Matérias com menor facilidade, nivelá-las até um nível 5, considerando de 0 a 10.

Fazendo o Plano de Estudos

Depois que você tiver respondido as questões anteriores, você deverá fazer uma agenda semanal com os estudos de cada matéria.
planodeestudos

Com a base do Plano de Estudos para o ENEM acima, você criará sua agenda semanal para estudar da forma mais efetiva possível. Tendo isso em mente, vamos ver alguns exemplos de planos de estudos e algumas dicas específicas para levar em conta na hora de montar o seu.

  • Separar uma ou duas matérias por dia;
  • Separar tempo para leitura e realização de exercícios (como coisas distintas);
  • Utilizar o tempo de intervalo entre um período e outro para descanso, movimentos rápidos e hidratação;
  • Deixar assuntos mais complicados para o início da semana;
  • Reservar períodos de descanso completo;
  • Montar e imprimir a planilha para tê-la sempre que preciso.

No exemplo abaixo você pode ver um plano de estudos semanal.

Plano para o ENEM

Plano para o ENEM (clique para ampliar)

Baseando-se nos modelos apresentados e nas informações que você escreveu, será capaz de montar um plano de estudos efetivo para ir muito bem no exame! Basta priorizar de acordo com seu tempo disponível e com os outros fatores mencionados logo acima!


Utilizando a Neurociência para Passar no ENEM

Completamente esquecida pelos vestibulandos, a Neurociência é decisiva para um bom desempenho no vestibular e em qualquer área da vida. Através dela, podemos compreender trajetórias de sucesso, podemos explicar o porquê de alguns terem sucesso e outros não, mas isso é assunto para uma outra postagem (muito mais detalhada).

neurocienciaenem

No nosso Guia para o ENEM, nos limitaremos em algumas atitudes simples e rápidas que poderão ser tomadas para trazer energia, foco, determinação e resultados acima dos esperados, tanto para enquanto se estuda quanto para antes e durante a prova.

Observação: Algumas pessoas poderão duvidar ou ficar descrentes do material aqui apresentado. De antemão, é preciso dizer que não obrigamos ninguém a realizar tais procedimentos.

 

Também é importante salientar que o conteúdo abaixo de forma alguma é “sobrenatural” ou se baseia em achismos: é um conhecimento trazido por grandes referências internacionais em neurociência, como pesquisadores de Harvard e diversos cientistas. Todas as nossas referências estão no final do post.

Feitas as observações, vamos aos 4 pontos:

  1. Limpeza da mente;
  2. Mentalização;
  3. Ativação do Estado de Recurso;
  4. Manutenção do Alto Nível.

Limpeza da Mente

Com duração de não mais de 3 minutos, essa tarefa deverá ser feita da seguinte forma:

  1. Estar em um ambiente tranquilo, sentado ou deitado da forma mais confortável possível;
  2. Fechar os olhos e se concentrar somente na sua respiração, que deverá ser suave e controlada;
  3. Conforme vierem os pensamentos, volte a concentrar-se em sua respiração e nada além dela;
  4. Manter esse processo por três minutos seguidos.

Dessa forma, e como o nome sugere, você removerá o excesso de stress e preparará sua mente para um estado de alta performance.

Mentalização

Ao terminar o processo de limpeza da mente, você deverá iniciar um processo de mentalização, ou seja, você se imaginará em algumas situações. Siga os passos abaixo:

  1. Veja-se isolado em um ambiente sem nada (ainda na mesma posição de conforto anterior);
  2. Agora, imagine-se sentado fazendo a prova;
  3. Imagine-se marcando as questões com total confiança, tendo certeza que as respostas estão certas;
  4. Repita essa imaginação por cerca de 15 questões imaginárias;
  5. Imagine-se, agora, vendo o resultado da prova em sua casa, sabendo que tirou a nota que precisava para ingressar no curso que esperava;
  6. Continue se imaginando com o resultado do ENEM em mãos e sinta a felicidade de saber que você passou na prova;
  7. Agora abra os olhos.

Ativação do Estado de Recurso

Estado de Recurso é uma ferramenta cerebral que pode ser utilizada por qualquer pessoa para atingir determinada meta. Ao utilizá-lo, você trará para seu cérebro toda a química necessária para realizar qualquer tarefa, criando autoconfiança e possibilitando a sua mente trabalhar de forma muito mais clara e objetiva sobre a meta proposta.

Para fazer a ativação do estado de recurso, você deverá:

  • Ficar de pé;
  • Respirar fundo;
  • Levantar os braços como se acabasse de realizar uma grande conquista, com força, como um campeão de uma luta ou algo do tipo;
  • Repetir esse movimento diversas vezes e, caso se sinta a vontade, exclamar palavras como “Yes! Eu consegui! Yes!”.

Embora possa parecer “bobo”, a repetição desse tipo de técnica liberará uma grande quantidade de hormônios que aumentarão seu desempenho e o farão muito mais confiante e preparado para passar no ENEM.

Observações

Caso você queira maiores explicações sobre o Estado de Recurso, deixaremos abaixo um vídeo do Presidente da Febracis, PhD em coaching pela Florida Cristhian University (FCU), Paulo Vieira, que trará detalhes sobre as informações aqui expostas:

Manutenção do Estado de Recurso

Depois de realizada a ativação do Estado de Recurso, é possível que ocorra uma grande liberação de energia. Essa liberação de energia sem dúvida é capaz de trazer um fôlego maior e uma maior performance, no entanto, para preservar seus efeitos, é preciso refazer a ativação quando sentir necessidade.

Na próxima seção explicaremos como cada ação deverá ser realizada.

Colocando em Prática

Para colocar esses pilares em prática, dividiremos em 2 seções. A primeira será relacionada a seu dia-a-dia, antes de realizar seus estudos. A segunda, para os dois dias do ENEM 2016.

Para seu dia-a-dia

Toda vez antes de estudar para o ENEM, você deverá fazer:

  • 2 minutos de “Limpeza da Mente”;
  • 3 minutos de “Mentalização”;
  • 30 repetições do “Movimento de Ativação do Estado de Recurso”;
  • 20 repetições a cada 45 minutos de estudo consecutivos.

Dessa forma, você se manterá performando ao máximo em seus estudos.

Nos dois dias de prova

Nos dois dias de ENEM, você deverá seguir o pequeno cronograma abaixo:

  1. Nos dois dias anteriores ao Exame Nacional do Ensino Médio, você deverá evitar qualquer distorção na rotina ou alimentação;
  2. Na manhã anterior a prova você deverá:
    1. Realizar 5 minutos de limpeza de mente;
    2. Realizar 5 minutos de mentalização;
    3. Não realizar a ativação do estado de recurso;
  3. Antes de sair para realizar a prova:
    1. Realizar a ativação de estado de recurso por 5 minutos consecutivos;
  4. Durante a prova, a cada 30 questões feitas ou ao menos rascunhadas, você deverá:
    1. Pedir para ir ao banheiro e refazer a ativação/manutenção do Estado de Recurso por cerca de 1 minuto.

Seguindo essas recomendações, seu corpo e mente trabalharão consciente e inconscientemente para que você passe e atinja seus objetivos.

Considerações Finais

Você acaba de chegar ao fim do Guia Completo do Pronto Passei para o ENEM! Se você seguir todos os passos aqui listados e realmente colocar em prática, com empenho e dedicação, as chances de conseguir um excelente resultado no Exame Nacional sobem muito, e fica realmente impossível tirar uma nota que não satisfaça a sua opção de curso.

Além dos outros artigos do nosso site que deixaremos abaixo, assim como outras referências, deixaremos um checklist completo, como um resumo de tudo que você viu em nosso guia. Clique abaixo para baixar.

Esperamos que tenha contribuído e muito sucesso em seus estudos, até a próxima!

Complementos para seu estudo

→ Redação do ENEM: Se você deseja um guia completo para fazer uma redação nota mil no ENEM, confira nosso Guia Sobre a Redação do ENEM clicando aqui.

→ O Que Cai no ENEM: Veja nossa listagem completa dos assuntos mais recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio e dê o enfoque necessário a esses assuntos que estão disponíveis aqui.

→ Atualidades para ENEM: Tem dúvidas sobre ENEM e como estudar as atualidades (notícias, mudanças de conceitos, etc)? Veja mais em nosso artigo completo aqui.

→ Nota do ENEM: Veja como ela é calculada, saiba mais sobre a Teoria de Resposta ao Item e descubra mais “obscuridades” do Exame clicando aqui.

→ Provas Anteriores do ENEM: Vejas as provas anteriores, seu conteúdo e se prepare de maneira eficaz para o ENEM. Veja as provas anteriores aqui.

→ História do ENEM: Conheça a História do Exame Nacional do Ensino Médio, porque ele foi criado e muito mais clicando aqui.

→ Matemática para ENEM: Veja o que cai com maior frequência no quesito Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio acessando esse artigo.

→ Ciências Humanas: Veja do que é composto e quais os conteúdos mais recorrentes na prova de Ciências Humanas do ENEM.

→ Ciências da Natureza: Conheça as matérias abrangidas pela prova de Ciências da Natureza e os conteúdos mais recorrentes aqui.

→ Como Funciona o ENEM: Tenha aqui um panorama geral com detalhes sobre como o ENEM funciona.

→ Gabarito do ENEM: Nessa página você encontrará os gabaritos dos ENEM anteriores e também do ENEM 2016 (quando este estiver disponível). Clique aqui para ver.

→ Alimentação para o ENEM: Veja a melhor forma de se alimentar para fazer o ENEM e outras provas em geral.

→ Curiosidades sobre o ENEM: Veja informações adicionais e conheça certas curiosidades do Exame Nacional do EM.

→ Pérolas do ENEM: Veja os maiores erros e gafes cometidos por estudantes que realizaram a prova. Acesse aqui.

→ Zerar Redação do ENEM: Conheça aqui os critérios que podem fazer com que sua redação do ENEM seja completamente anulada.

→ ENEM, INEP e MEC: Saiba mais sobre os termos e instituições que compõem o ENEM aqui.

→ Literatura para o ENEM: Veja qual conteúdo de literatura geralmente é cobrado. Veja literatura para o ENEM aqui.

→ ENEM e os outros vestibulares: Saiba aqui como os outros vestibulares utilizam a nota do ENEM, seu sistema de peso e muito mais.

→ Cartão de Confirmação do ENEM: Saiba o que é, como e onde encontrá-lo e informações específicas nesse artigo.

→ Cursinhos para o ENEM: Tenha mais informações sobre os cursinhos e pré-vestibulares com enfoque no ENEM e veja se vale a pena.

Faça um comentário